sábado, 28 de setembro de 2013

Vida e Ambiente/Situação de Aprendizagem desenvolvida pelo Grupo 1

Esta situação de aprendizagem foi desenvolvida pelo Grupo 1- Siomara, Rosimeire, Érika e Sonia, fazendo parte do Curso MGME-Formação de Professores de Ciências-1ª Edição 2013-São José do Rio Preto-Turma 2- Tutora Daisa.


VIDA E AMBIENTE
AMBIENTE NATURAL X AMBIENTE CONSTRUÍDO
Uma visita ao jardim da escola
Público alvo: 6º ano

Tempo previsto: 5 aulas

Conteúdos e Temas:- Os seres vivos e os fatores não vivos do ambiente; biodiversidade; a dependência dos fatores vivos em relação aos fatores não vivos.

Competências e habilidades:- ler e interpretar um texto; produzir respostas objetivas, emitir opiniões; saber se expressar em público, registrar e fazer uso dos registros; selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados, relacionar informações representadas de diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir uma argumentação consistente; identificar relações diretas ou indiretas, apresentar resultados individuais; classificar segundo critérios observáveis.

Desenvolvimento do Projeto:-
1-Visita ao jardim da escola e registro dos seres vivos encontrados.
Como eu identifico um ser vivo?
2-Plantio de uma mosca, uma semente e uma pedra. Qual é a diferença entre algo com ou sem vida? Peça que todos registrem suas ideias no caderno. Após uma semana observar o que ocorreu em cada vidro. Explique que, para chegar a uma definição de ser vivo, os pesquisadores observaram - e ainda observam - o que ocorre na natureza. Assim como os cientistas, os estudantes também vão coletar informações sobre os elementos que a compõem.
3-Utilizando livros ou enciclopédias, peça que os alunos leiam uma definição tradicional de ser vivo (organismo que "nasce, cresce, se reproduz e morre"). Quais desses processos não foram vistos no experimento? Com o apoio da leitura, discuta com a turma como eles ocorrem em animais e vegetais.
4-Como os seres vivos estão distribuídos, classificação sem muitos detalhes.

5- Quais seres vivos encontrei no jardim? Seres vivos que habitam o jardim  e seres vivos que visitam o jardim. Atividade escrita e desenho :- Nosso Jardim
6- Leitura e interpretação do texto: Caderno do aluno 6º ano- “Um lugar Vivo”
7- apresentação de slides – sala de vídeo http://www.slideshare.net/RebecaVale/ii-1-o-mundo-dos-seres-vivos
8-Participação com os 9º anos do Projeto Sustentabilidade, rearborização e revitalização do jardim e quintal da escola.

Estratégias de ensino:- leitura e discussão de um texto; resolução de conjunto de questões para reflexão; preparo coletivo do guia de observação; observação orientada de um ambiente; organização dos dados coletados; resolução de um questionário de interpretação.

Recursos:- Visita ao jardim da escola, observando com lupa os seres que nele habitam e seres não vivos do local.Texto “Um lugar Vivo”, questionário para interpretação, quadro negro, giz, caderno de ciências, guia de observação construído pelos alunos; material para anotação, lupas, termômetro para medicação da temperatura do ar e do solo. Uma pedra, uma semente de feijão, uma mosca comum (Musca domestica), três potes de vidro de tamanho médio (250 mililitros) com tampa, um conta-gotas, um punhado de terra e água. 

Avaliação:- Envolvimento dos alunos durante as atividades, tanto orais quanto escritas. Peça que os alunos escrevam uma síntese do mês de observações, identificando quais dos três objetos são seres vivos e quais são inanimados e explicando as transformações ocorridas no período. Nessa produção, verifique se eles conseguem descrever as principais características dos seres vivos, se diferenciam plantas e animais e se correlacionam a morte da mosca e o crescimento do pé de feijão aos estímulos ambientais.
As fotos abaixo foram tiradas por alunos em vista realizada ao Jardim e quintal da EE Adahir Guimarães Fogaça  em 2006.


Situação atual do quintal da escola e jardim, necessitando revitalização, por este motivo efetuamos o projeto Sustentabilidade.Efetuando a parceria entre nonos e sextos anos, visando a revitalização do mesmo.Fotos feitas em 2013,em visita ao meu jardim/ quintal.



                         Professores Siomara, , Rosimeire Érika e Sonia EE Adahir Guimarães Fogaça

Caderno do Aluno- Secretaria da Educação do Estado de São Paulo- Volume 1-6º Ano,Texto :- UM LUGAR VIVO.
Portal do Professor/ MEC


Nenhum comentário:

Postar um comentário