VIDA E AMBIENTE
AMBIENTE NATURAL X AMBIENTE
CONSTRUÍDO
Uma visita ao jardim da escola
Público alvo: 6º ano
Tempo previsto: 5 aulas
Conteúdos e Temas:- Os seres vivos e os fatores não vivos do
ambiente; biodiversidade; a dependência dos fatores vivos em relação aos
fatores não vivos.
Competências e habilidades:- ler e interpretar um texto; produzir
respostas objetivas, emitir opiniões; saber se expressar em público, registrar
e fazer uso dos registros; selecionar, organizar, relacionar e interpretar
dados, relacionar informações representadas de diferentes formas e
conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir uma
argumentação consistente; identificar relações diretas ou indiretas, apresentar
resultados individuais; classificar segundo critérios observáveis.
Desenvolvimento do Projeto:-
1-Visita ao jardim da escola e registro dos seres vivos encontrados.
Como eu identifico um ser vivo?
2-Plantio de uma mosca, uma semente e uma pedra. Qual é a diferença entre algo com ou
sem vida? Peça que todos registrem suas ideias no caderno. Após uma semana
observar o que ocorreu em cada vidro. Explique que, para chegar a uma definição
de ser vivo, os pesquisadores observaram - e ainda observam - o que ocorre na
natureza. Assim como os cientistas, os estudantes também vão coletar
informações sobre os elementos que a compõem.
3-Utilizando livros ou enciclopédias, peça que os alunos
leiam uma definição tradicional de ser vivo (organismo que "nasce, cresce,
se reproduz e morre"). Quais desses processos não foram vistos no
experimento? Com o apoio da leitura, discuta com a turma como eles ocorrem em
animais e vegetais.
4-Como os seres vivos estão distribuídos, classificação sem
muitos detalhes.
5- Quais seres vivos encontrei no
jardim? Seres vivos que habitam o jardim
e seres vivos que visitam o jardim. Atividade escrita e desenho :- Nosso
Jardim
6- Leitura e interpretação do
texto: Caderno do aluno 6º ano- “Um lugar Vivo”
7- apresentação de slides – sala
de vídeo http://www.slideshare.net/RebecaVale/ii-1-o-mundo-dos-seres-vivos
8-Participação com os 9º anos do
Projeto Sustentabilidade, rearborização e revitalização do jardim e quintal da
escola.
Estratégias de ensino:- leitura e discussão de um texto; resolução
de conjunto de questões para reflexão; preparo coletivo do guia de observação;
observação orientada de um ambiente; organização dos dados coletados; resolução
de um questionário de interpretação.
Recursos:- Visita ao jardim da escola, observando com lupa os seres
que nele habitam e seres não vivos do local.Texto “Um lugar Vivo”, questionário
para interpretação, quadro negro, giz, caderno de ciências, guia de observação
construído pelos alunos; material para anotação, lupas, termômetro para
medicação da temperatura do ar e do solo. Uma pedra, uma semente de feijão, uma mosca comum (Musca domestica), três potes
de vidro de tamanho médio (250 mililitros) com tampa, um conta-gotas, um
punhado de terra e água.
Avaliação:- Envolvimento dos alunos durante as atividades, tanto
orais quanto escritas. Peça que os
alunos escrevam uma síntese do mês de observações, identificando quais dos três
objetos são seres vivos e quais são inanimados e explicando as transformações
ocorridas no período. Nessa produção, verifique se eles conseguem descrever as
principais características dos seres vivos, se diferenciam plantas e animais e
se correlacionam a morte da mosca e o crescimento do pé de feijão aos estímulos
ambientais.
As fotos abaixo foram tiradas por alunos em vista realizada
ao Jardim e quintal da EE Adahir Guimarães Fogaça em 2006.
Situação atual do quintal da
escola e jardim, necessitando revitalização, por este motivo efetuamos o
projeto Sustentabilidade.Efetuando a parceria entre nonos e sextos anos,
visando a revitalização do mesmo.Fotos feitas em 2013,em visita ao meu jardim/ quintal.
Professores Siomara, , Rosimeire
Érika e Sonia EE Adahir Guimarães Fogaça
Caderno do
Aluno- Secretaria da Educação do Estado de São Paulo- Volume 1-6º Ano,Texto :-
UM LUGAR VIVO.
Portal do
Professor/ MEC
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