segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Desenvolvendo a capacidade leitora e escritora em Ciências

Série: 6ºs e 7ºs anos
ÁREA: Ecologia e biodiversidade
Faria essas atividades, após trabalhar os biomas brasileiros, sustentabilidade e extinção das espécies.
Título: O Homem, a extinção das espécies e a sustentabilidade
Objetivos:
. Reconhecer causas de extinção das espécies; desequilíbrio ambiental ;argumentos favoráveis à preservação da biodiversidade; que a extinção de uma espécie acaba afetando as relações entre os demais seres vivos, formas alternativas de desenvolvimento sustentável;
. Capacidade do aluno de decifrar, compreender e interpretar a linguagem escrita;
. Capacidade do aluno de planejar, executar, avaliar, reescrever e editar um texto .
Espera-se que com essa atividade que os alunos:
.  Tenham um posicionamento crítico de modo a expor seus pareceres e proponham soluções para minimizar efeitos e percebam que eles mesmos são atores nesse cenário e que podem e devem, como cidadãos, contribuir para conscientização, de maneira inicialmente local para posteriormente atingir um todo.
. Realizem uma dissertação sobre o tema abordado e realizem textos de campanhas multimídias.
Tempo previsto: 05 aulas
1ª aula:
Iniciaria a aula com uma sensibilização :  louvindo , acompanhando a letra escrita e  analisando a música Passarim de Antonio Carlos Jobim:
Passarim quis pousar, não deu, voou
Porque o tiro partiu mas não pegou
Passarinho me conta então me diz
Porque que eu também não fui feliz
Me diz o que eu faço da paixão
Que me devora o coração
Que me devora o coração
Que me maltrata o coração
Que me maltrata o coração

E o mato que é bom, o fogo queimou
Cadê o fogo, a água apagou
E cadê a água, o boi bebeu
Cadê o amor, o gato comeu
E a cinza espalhou
E a chuva carregou
Cadê meu amor que o vento levou
(Passarim quis pousar, não deu, voou)

Passarim quis pousar, não deu, voou
Porque o tiro feriu mas não matou
Passarinho me conta então me diz
Por que que eu também não fui feliz
Cadê meu amor minha canção
Que me alegrava o coração
Que me alegrava o coração
Que iluminava o coração
Que iluminava a escuridão

Cadê meu caminho a água levou
Cadê meu rastro, a chuva apagou
E a minha casa, o rio carregou
E o meu amor me abandonou
Voou, voou, voou
Voou, voou, voou
E passou o tempo e o vento levou

Passarim quis pousar, não deu, voou
Porque o tiro feriu mas não matou
Passarinho me conta então, me diz
Por que que eu também não fui feliz
Cadê meu amor minha canção
Que me alegrava o coração
Que me alegrava o coração
Que iluminava o coração
Que iluminava a escuridão
E a luz da manhã, o dia queimou
Cadê o dia, envelheceu
E a tarde caiu e o sol morreu
E de repente escureceu
E a lua então brilhou
Depois sumiu no breu
E ficou tão frio que amanheceu
(Passarim quis pousar, não deu, voou)
Passarim quis pousar não deu
Voou, voou, voou, voou, voou 

Após, faríamos uma discussão sobre:
 Que ações do homem, nocivas ao ambiente, são denunciadas por Antonio Carlos Jobim em sua canção?

2ª aula:
Leitura e análise de um trecho de um artigo da revista Veja, disponível em:
“ A caça, proibida por lei no Brasil, é um antigo hábito cultural na Amazônia. Os índios já a praticavam e ainda hoje cada caboclo é dono de uma espingarda. Carne de tartaruga é a iguaria predileta para as festas de aniversário, mesmo nas grandes cidades. Em São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, a tartaruga é colocada de barriga para baixo com casco e tudo sobre a grelha, nos churrascos servidos a turistas. Quatro das seis espécies de quelônios estão ameaçadas. Em 1850, as tartarugas eram tantas que, nos meses de desova, impediam o tráfego no Rio Madeira. Já naquela época se colhiam cerca de 48 milhões de ovos por ano para comer e fazer óleo. Para virar casaco, bolsa e cinto, as ariranhas e os jacarés quase foram extintos nos anos 50 e 60. Hoje, a ariranha é o animal amazônico que corre o mais sério risco de sumir. Mas outros 56 fazem companhia a ela na lista das espécies ameaçadas.”
Após leitura, os alunos devem refletir sobre as seguintes situações:
a)      A caça deveria continuar proibida no Brasil, mesmo sem fiscalização?
b)      Como seria possível inserir a caça como atividade sustentável?
3ª  e 4ª aulas:
Aqui os alunos devem refletir sobre o que os dois textos têm em comum e espera-se que eles cheguem a conclusão da interferência humana sobre  o meio ambiente e a extinção das espécies.
Reflexão:
O que os dois textos têm em comum?
Vocês conhecem problemas semelhantes na nossa região? Em caso afirmativo, quais problemas?
Como vocês fariam uma campanha para a conscientização escolar sobre o tema abordado? E em sua comunidade? E em sua cidade?
ATIVIDADE:
1)      REDIJA UM TEXTO DISSERTATIVO SOBRE AS SITUAÇÕES ABORDADAS.
2)      REDIJA O TEXTO DE SUA CAMPANHA:
a)       PARA A CONSCIENTIZAÇÃO ESCOLAR SOBRE AS SITUAÇÕES ABORDADAS;
b)      PARA A CONSCIENTIZAÇÃO EM SUA COMUNIDADE E
c)      PARA A CONSCIENTIZAÇÃO EM SUA CIDADE( obs: pode ser feito em forma de outdoor, ou em forma de texto para a TV, para rádios, artigos de jornais , revistas etc)
5ª aula:
Para finalizar iremos ao laboratório de informática para os alunos fazerem consulta , por exemplo , no site do IBAMA: WWW.ibama.gov.br  e no da WWF Brasil, Fundo Mundial para a Natureza: http://www.wwf.org.br e pesquisar como devem proceder  para comunicar agressões ao meio ambiente e como filiar-se a projetos de proteção ambiental.
AVALIAÇÃO:
. participação nas atividades;
. postura crítica, analítica das situações de debates e reflexões;

.análise dos textos produzidos pelos alunos nas atividades.

Um comentário: