sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Aula com HQs e Tirinhas

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
  •  Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
  •  Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
  • Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos
  • Identificar conceitos de Ciências presentes nos quadrinhos.






Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos






Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor pode verificar se os alunos já leram histórias em quadrinhos, quais personagens conhecem. Caso a turma não conheça, o professor pode levar revistas de diferentes personagens e deixar que os alunos as manuseiem.
Estratégias e recursos da aula
A tira ou tirinha é um gênero textual assim definido por Sérgio Roberto Costa:   
Segmento ou fragmento de HQs, geralmente com três ou quatro quadrinhos, 
apresenta um texto sincrético que alia o verbal e o visual no mesmo enunciado
 e sob a mesma enunciação. Circula em jornais ou revistas, numa só faixa horizontal
 de mais ou menos 14 cm x 4 cm, em geral, na seção “Quadrinhos” do caderno de
 diversões, 
 ou também conhecido como recreativo, onde se podem encontrar Cruzadas, 
Horóscopo, HQs, etc. 
Fonte: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.     
Já o dicionário Houaiss (versão eletrônica) apresenta a seguinte definição para “tira”:   
Segmento ou fragmento de história em quadrinhos, geralmente com três ou quatro quadros,  apresentado em jornais ou revistas numa só faixa horizontal. 
Hoje com a internet fica mais fácil  termos acesso a tirinhas que podem ser úteis em nossas aulas.As tirinhas também são muito comuns na última página dos gibis. Entretanto, nesse espaço, aparecem na vertical. São principalmente reconhecidas por seu caráter humorístico e pelo número reduzido de quadrinhos.   

Tema :- Lixo e problemas ambientais.


  • Qual tipo de poluição está sendo mostrada na tira?
  • Como esse problema poderia ser resolvido?
  • Como a poluição da água pode afetar o ser humano?

por Mauricio de Sousa http://www.monica.com.br/
  • Por que é difícil vencer a poluição?

  • Qual o papel de cada ser humano para melhorar o planeta que vivemo?
Trabalho desenvolvido com 6º s anos EE Adahir Guimarães Fogaça-Profª Sonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário