sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Estações do Ano e Chuvas

7ª Série Estações de ano e chuvas
Estação do ano é um dos quatro períodos de três meses em que se costuma dividir o ano, segundo critérios astronômicos estabelecidos em função da posição da Terra com relação ao Sol. Distinguem-se, tradicionalmente, quatro grandes estações - primavera, verão, outono e inverno -, associadas às diferentes atividades agrícolas, condições meteorológicas e costumes sociais que regem a vida na Terra.

Excetuando-se os trópicos, a característica essencial do ciclo das estações é um movimento pendular da temperatura entre uma máxima e uma mínima. As outras diferenças entre as quatro estações são subordinadas às alterações de temperatura. Assim, somente as estações extremas possuem características próprias. Se a divisão quádrupla das estações não estivesse tão demarcada no espírito popular, primavera e outono seriam considerados simples períodos de transição.

Um ano coincide com a sucessão de quatro estações, que se repetem periodicamente, a partir das mesmas datas. Denomina-se ano sideral o período de tempo transcorrido entre dois alinhamentos sucessivos do Sol e da Terra com uma estrela distante. Esse intervalo compreende 365 dias, 6 horas, 9 minutos e 9,54 segundos, ou 365,2564 dias solares médios 
A importância da chuva

Sem água não há vida na Terra.

Ela é fundamental para que existam seres vivos, como árvores, pessoas, pássaros, peixes, ...

Quando chove, os agricultores ficam mais descansados; já não precisam de regar as suas culturas uma vez que a chuva faz esse trabalho por eles. Ela rega também as florestas e pradarias de todo o mundo, permitindo assim que milhares de árvores e de plantas nasçam e cresçam sem o cuidado de ninguém.

Também é a chuva que enche os rios, os lagos e faz brotar as nascentes de água que nós usamos. Desta forma também os animais selvagens são beneficiados.

Enchendo os rios, a chuva enche também as albufeiras das barragens, onde a força motriz é aproveitada para a produção de energia eléctrica, sem a qual já não sabemos viver.

A chuva é ainda importante porque lava o ar, fazendo assentar as poeiras e outras impurezas que nele existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário