terça-feira, 17 de setembro de 2013

Aranhas do Brasil


Trabalho desenvolvido com os 7ºs anos- EE Adahir Fogaça

Cobalt Blue
Existem centenas de espécies de tarântula encontradas no mundo, variando nas cores e no comportamento. A Cobalt Blue (Haplopelma lividum) é uma delas. Essa espécie de aranha  é pertencente à família Theraphosidae (tarântulas), onde seu corpo possui coloração azul metálica e vibrante. De origem Asiática, é uma das mais belas espécies de aranha  existente, como também é uma das espécies de tarântula mais agressiva e mais rápida da natureza.
Apesar de tímida, a Cobalt Blue é extremamente agressiva, rápida e tende a assumir posições defensivas em caso de ameaça. Até mesmo os filhotes são agressivos. O veneno não tende a causar sérios danos à saúde do homem, mas possuem uma mordida muito dolorosa. Pode chegar a 5 polegadas de tamanho (13 cm) e gosta de locais com bastante umidade. Essa espécie vive cerca de 15 a 20 anos. Sua dieta consiste de grilos, baratas, ratos e outros insetos.
Tarântula comum-dócil, não agressiva, só ataca se agredida.
Aranha marrom/azul (nova espécie) e Aranha marrom comum.

As aranhas-marrons (Brasil) ou aranhas-violino (Portugal), Loxosceles spp. são aracnídeos venenosos, conhecidas por sua picada necrosante. Elas são membros da família Sicariidae.
As aranhas-marrom têm um comprimento total de cerca de 3–4 cm (um terço disso sendo o corpo, de coloração típicamente marrom) e seis olhos na cor branca. Algumas apresentam o desenho de uma estrela no cefalotórax. De teias irregulares, têm como característica a peregrinação noturna e a alta atividade no verão. Durante o dia permanecem escondidas sob cascas de árvores e folhas secas de palmeira - na natureza - ou atrás de móveis, em sótãos porões e garagens - no ambiente doméstico.
Picada da Aranha MarromFerimento causado por aranha marrom após 9 dias.Necrose no local da picada.15%  das vezes o veneno é letal.
Aranha armadeira
Uma das aranhas mais venenosas do mundo é a Armadeira também conhecida como Phoneutria nigriventer. O veneno da Armadeira é tão tóxico que 0,006 mg dele podem matar um rato.
Extremamente rápida, agressiva e venenosa, a aranha armadeira (também conhecida como aranha macaco ou aranha de bananeira) é considerada a aranha mais venenosa do mundo pela edição 2007 do Guinness.
Espécie tipicamente sul-americana, todas as oito espécies do gênero Phoneutria (assassina, em grego) conhecidas pela ciência, ocorrem no Brasil e, por isso, é chamada Brazilian wandering spider, em inglês.
  As armadeiras são responsáveis por 42% das picadas de aranha registradas no Brasil. Não por acaso, a espécie Phoneutria nigriventer é a que causa a maioria das intoxicações por veneno aracnídeo, justamente por ser comum na região sudeste, a mais populosa do país.
Viúva Negra
Causa poucos acidentes, seu veneno raramente é letal, embora em alguns casos possa causar paralisia permanente. Esta é uma das aranhas venenosas mais renomadas do mundo. O nome da aranha vem de um mau hábito da fêmea, a de comer o seu parceiro, depois de ter cruzado com ele (canibalismo sexual). Esta aranha é também conhecido por ser altamente venenosa e perigosa. A fêmea da espécie é equipado com presas extraordinariamente grandes, assim, injeta uma quantidade maior de veneno. A viúva negra é comum no continente americano e sua picada pode mesmo levar à paralisia; casos de morte também foram relatados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário